MIN. DA SAÚDE MENTIU: Brasil não informou sobre caso suspeito de ebola, diz OMS
2014 , BRASIL , EBOLA ,Regulamento internacional da entidade afirma que a comunicação deve ser feita em até 24 horas
Membros do exército alemão recebem treinamento para atuar como
enfermeiros no tratamento de pacientes infectados pelo ebola, em
Hamburgo - Fabian Bimmer/Reuters
(Atualizado às 11h22)
O governo brasileiro até o meio-dia do horário europeu desta sexta-feira
ainda não notificou a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o caso suspeito de ebola, o primeiro registrado em território nacional. A entidade indicou, em declarações ao jornal O Estado de S. Paulo,
que está sabendo da suspeita apenas por meio de 'artigos de imprensa'.
"Por enquanto, não houve qualquer tipo de informação oficial para a OMS
vinda das autoridades brasileiras sobre o caso suspeito de ebola",
declarou Fadela Chaib, porta-voz da entidade em Genebra. Segundo ela,
cerca de 50 casos suspeitos e rumores são monitorados diariamente pela
OMS em Genebra.
Nesta quinta-feira, a Secretaria Estadual do Paraná informou
oficialmente ao Ministério da Saúde que investiga o primeiro caso
suspeito de ebola no País. O paciente veio de Conacri, capital da Guiné,
e fez escala no Marrocos. O homem de 47 anos, Souleymane Bah, deu
entrada às 16 horas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Brasília II,
em Cascavel, e foi transferido nesta madrugada para
o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de
Janeiro. Chaib, porém, confirmou que por enquanto o governo não passou a
informação nem para a OMS e nem para a Organização Pan-Americana de
Saúde (Opas). "Não temos nada registrado e nem na Opas", completou.
Leia também:
Em Madri, estado de saúde de enfermeira com ebola piora
Britânico com suspeita de ebola morre na Macedônia
Pelos regulamentos internacionais da OMS, "cada país deve notificar, pelos meios mais eficientes de comunicação, pelo ponto focal nacional, dentro de 24 horas, todos os eventos que possam constituir uma emergência de saúde pública de preocupação internacional dentro de seu território, assim como medidas de saúde em resposta a esses eventos".
Em Madri, estado de saúde de enfermeira com ebola piora
Britânico com suspeita de ebola morre na Macedônia
Pelos regulamentos internacionais da OMS, "cada país deve notificar, pelos meios mais eficientes de comunicação, pelo ponto focal nacional, dentro de 24 horas, todos os eventos que possam constituir uma emergência de saúde pública de preocupação internacional dentro de seu território, assim como medidas de saúde em resposta a esses eventos".
Ministério da Saúde -- Em nota enviada à redação: "O
Ministério da Saúde informa que notificou a Organização Mundial de
Saúde (OMS), às 01h11 desta sexta-feira (10), conforme rege o
Regulamento Sanitário Internacional. O documento prevê que, em caso de
suspeita de ebola, o país tem até 24 horas para comunicar à OMS. Ou
seja, o Brasil teria às 17h desta sexta-feira para realizar a
notificação. Está informação foi dada também pelo ministro da Saúde,
Arthur Chioro, em coletiva de imprensa em Brasília."
No hay comentarios.:
Publicar un comentario