domingo, 31 de julio de 2016

                                                                Yeshua de Nazaré


Alguma vez você já foi solicitado porque quase todas as representações de Yeshua estão com cabelos longos e barba? Os Evangelhos não dão uma descrição do aspecto físico de Yeshua e os primeiros seguidores de Yeshua não representam Yeshua, mas símbolos que empregam como o peixe, uma bandeira e até mesmo uma âncora. As imagens mais antigas da arte cristã pertencem aos séculos III e IV nas paredes dos cristãos supulcros, as catacumbas. Sabemos que Yeshua tinha uma barba porque, como bom judeu observante de Torá, observada a ordem para não cortar a barba (Levítico 19:27). E cabelos longos vem da interpretação da seguinte passagem:

"E ele foi habitar numa cidade chamada Nazaré, que se cumprisse
o que foi dito pelos profetas que seria chamado Nazareno ".
Matityahu (Mateus) 02:23

Algumas pessoas pensam quando lêem essa passagem que Yeshua tinha cabelo comprido porque ser chamado Nazareno teve o voto Nazireu não permitir que ela (Números 6: 2-6) do corte do cabelo. Yeshua não poderia ter feito o voto do nazireu, porque ele bebia vinho (Mateus 11:19) e uma vez tocado um cadáver (Mateus 9:25). Ambos os atos foram proibidos para quem fez Nazarite voto. De fato, o Talmud diz que o cabelo padres devem ser cortados a cada 30 dias para a interpretação de Ezequiel 44:20.

Mas então o que a Escritura se refere quando diz que seria chamado um Nazareno que se cumprisse o que foi dito pelos profetas? Mateus refere-se à passagem do profeta Isaías, que diz:

"Virá um rebento do tronco de Jessé, e um renovo brotará das suas raízes."
Yeshayahu (Isaías) 11: 1

dicionário Espanhol descobriram que uma haste significa um ramo broto, concurso de uma árvore ou planta e também prole. Nas escrituras encontramos várias palavras hebraicas para definir a idéia de tronco ou ramo, mas há dois que são mais utilizados são tsemah HMC e netzer RCN nas seguintes passagens:

"..... Eis que eu trazer o meu servo, o Renovo (tsemah)."
Zekaryah (Zacarias) 3: 8

"Eis que vêm os dias, diz o Senhor, em que levantarei a David Branch (tsemah)
justo e reinar como rei, que será abençoada e executará juízo e justiça na terra ".
Yirmeyahu (Jeremias) 23: 5; 33:15

".... Eis aqui o homem cujo nome é o Branch (tsemah)
que brotam de suas raízes e construir o templo do Senhor ".
Zekaryah (Zacarias) 06:12

"Virá um rebento do tronco de Jessé, e uma haste (netzer) deve crescer fora de suas raízes."
Yeshayahu (Isaías) 11: 1

Na maioria das vezes os profetas referem-se ao Messias usou a palavra tsemah hebraico, mas é interessante notar que o profeta Isaías usa a palavra hebraica vez netzer. Quando Mateus diz que Yeshua chamaria Nazaré para cumprir o que foi escrito pelo profeta Isaías refere-se a Yeshua como o ramo (netzer) e seria chamado Nazareno porque ele viveu em Natzaret, a cidade dos ramos, como é o Natzaret plural Netzer.

É interessante notar que na seguinte passagem do profeta Isaías fala do Messias não só como o ramo de David, mas como um ramo do próprio Senhor, na verdade Jonathan Targum (aramaico tradução dos profetas) tsemah traduz como o Messias:

"Naquela ocasião, o Branch (tsemah) do Senhor será belo e glorioso ...."
Yeshayahu (Isaías) 4: 2

Além disso também descobriram que Yeshua não é apenas o descendente de David, o ramo do Senhor, mas Ele é a própria raiz, como também é mencionado como tal nas Escrituras:

"E naquele dia a raiz (Shoresh) de Jesse,
que é definido por estandarte dos povos,
Vai ser procurada pelas pessoas; e será glorioso. "
Yeshayahu (Isaías) 11:10

Finalmente encontramos outra palavra hebraica para planta ou ramo que se refere ao Messias e é a palavra hnnk Kannah, onde esta planta é referido como o "Filho de Deus" e "Filho do Homem", títulos completamente messiânicas:

"A planta (Kannah) que sua mão direita plantou,
e do Filho que até para si mesmo.
Seja a tua mão sobre o varão da tua destra,
O Filho do Homem de pé por si mesmo. "
Tehilim (Salmos) 80: 15.17

Então, nós encontramos na passagem de Isaías que fala do sofrimento do Messias e diz:

"Crescer em sua presença como renovo (Yoneq)
como resultado de terra seca ...... "
Yeshayahu (Isaías) 53: 2

Um rabino disse certa vez viu nesta passagem uma faixa nascimento milagroso misteriosa do Messias, ele teria nascido de uma terra que não não tinha sido cultivada e onde nenhuma semente havia sido semeada. Certamente entendemos que se refere ao nascimento virginal do Messias, onde não há semente de homens produziu o Messias, mas veio diretamente de Deus. Baruch HaShem! (Bendito seja o seu nome!).

No hay comentarios.:

Publicar un comentario